Caminhada em Gondramaz

30/04/2016Gondramaz

Perto do cimo da montanha, na encosta oeste da Serra da Lousã, ergue-se do solo a aldeia de Gondramaz, que se deixa vislumbrar perante a vegetação. Pertencente ao concelho de Miranda do Corvo, Gondramaz é uma das aldeias abrangidas pela rede das aldeias de Xisto, sendo um dos melhores exemplos de preservação do património.

O Clube de Montanhismo de Seia convida-o a conhecer este recanto escondido num percurso circular que começa com uma descida até à ribeira do Espinho e segue-se ao longo desta, alternando entre as margens através de pequenas pontes de madeira.

A frondosa vegetação que envolve quase todo o caminho, com algumas cascatas, fazem deste percurso uma agradável experiência que nos desperta todos os sentidos.

Uma vez que a sinalização para a Aldeia de Gondramaz suscita dúvidas e/ou enganos, decidimos estabelecer como ponto de encontro o centro de Mirando do Corvo, mais concretamente na Rua Belisário Pimenta (Junta de Freguesia), tal como podem ver aqui. Após todos os participantes se encontrarem reunidos, seguiremos viagem para a aldeia de Gondramaz, onde se irá iniciar a caminhada.

DESCRIÇÃO – GONDRAMAZ:

  • Ponto de Encontro/Hora: No centro de Miranda do Corvo, na Rua Belisário Pimenta (Junta de Freguesia), às 9:30h
  • Tipo de Percurso: Circular
  • Distancia: 5 km
  • Grau de Dificuldade: 3+ (se estiver molhado 4)

Visto que esta caminhada é feita ao longo da ribeira não se recomenda fazê-la com chuva. Portanto, se as condições climatéricas não forem favoráveis, iremos realizar a caminhada na Mata do Buçaco, sendo todos os participantes devidamente informados da alteração, durante a tarde do dia 29/04/2016.

DESCRIÇÃO – BUÇACO:

  •  Ponto de Encontro/Hora: Na fonte do Luso, Av. Emídio Navarro, às 10:00h.
  • Tipo de Percurso: Circular
  • Distancia: 6km
  • Grau de Dificuldade: 2+

RECOMENDAÇÕES:

Recomenda-se que cada participante leve roupa e calçado adequado para a prática da presente actividade, assim como água e alimentos que considerem suficientes para o decurso da mesma, sendo cada um responsável pela sua alimentação e hidratação.

CUSTO DA ACTIVIDADE:

Sócios: 3,00€

Não Sócios: 6,00€

Inscrições fechadas.

Alojamento patrocinado por:
hocnet.pt - Registo e Alojamento de domínios WEB