Caminhada – Canhão do Vale dos Poios, Serra do Sicó

21 de Março de 2015Flayer-Caminhada Poios_21.03.2015

Esta actividade será realizada na Serra do Sicó, nomeadamente na localidade dos Pois, na freguesia da Redinha, distrito de Pombal.

O ponto de encontro será junta á Capela da Sra. da Estrela, situada no ponto mais alto da referida localidade dos Pois, ás 10:00h, sendo cada participante responsável pela sua deslocação até local de início da actividade.

O Percurso é circular, com uma extensão de 11km e uma duração de +/- 4:30h,   tendo o seu início e fim na capela da Sra. da Estrela, onde teremos uma magnifica vista sobre a paisagem que nos rodeia, onde podemos destacar uma dolina. (Do esloveno, pequeno vale – é uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície.)

Iremos descer em direcção á localidade dos Poios, onde posteriormente apanhamos o caminho que nos irá levar ao majestoso vale dos Poios que manteve durante muito tempo os seus encantos resguardados devido à inacessibilidade e inospitabilidade destas paragens, sendo apenas do conhecimento dos pastores e uns poucos aventureiros.

Este vale é um dos maiores canhões fluviocársicos portugueses, formado por grandiosas vertentes escarpadas, que outrora a água escavou e modelou, albergando, afortunadamente, uma fauna selvagem pouco comum, como o bufo-real, o peneireiro e o andorinhão-real (Apus melba), que aqui encontrou abrigo suficientemente Seguro.

Seguiremos, em sentido ascendente, toda a extensão do vale dos Pois, onde poderemos desfrutar da magnífica paisagem, ficando o mesmo cada vez mais estreito, onde passaremos a ter vegetação alta, que torna o nosso percurso em forma de “tonel” criando uma paisagem mais surrealista, onde poderemos de vez em quando avistar algum terrenos de cultivo.

Posteriormente, a vegetação alta ficará para trás e teremos mais visibilidade sobre o que nos rodeia, seguindo em direcção á aldeia de Mocifas de S.º Amaro.

Continuamos por caminhos rurais ladeados por muros de calcário, carvalhos, oliveiras e muitos terrenos de cultivo, sendo uma zona extremamente atractiva pela sua beleza, que nos leva até a um estradão, seguindo o mesmo até ao local de chegada/partida.

Perto do local de chegada teremos uma pequena subida, onde os mais atentos podem observar o mítica “caveira” que se encontra “esculpida” na escarpa de calcário que se encontra do lado esquerdo.

RECOMENDAÇÕES:

  • Usar roupa confortável para a prática da actividade e adequada ás condições meteorológicas que se façam sentir no dia, chamando-se á atenção a todos os participantes, que caso esteja de chuva devem usar botas uma vez que no decurso do percurso existem zonas com água e lama.
  • Levar mantimentos e água/chá que considerem suficientes, para consumirem no decurso do mesmo.

RESUMO:

  • Ponto de Encontro/Hora: Capela da Sra. da Estrela, ás 10:00h
  • Tipo de Percurso: Circular
  • Distancia: 11km
  • Duração: +/- 4:30h
  • Grau de Dificuldade: 2+

MAPA DE ORIENTAÇÃO PARA CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO:

Mapa com indicações para o local de encontro
CUSTO DA ACTIVIDADE:

  • Sócios: 3,00€
  • Não Sócios: 6,00€

Pedidos de informação/esclarecimento em montanhismoseia@gmail.com

NÃO FALTES!!!

Inscrições Fechadas!

Alojamento patrocinado por:
hocnet.pt - Registo e Alojamento de domínios WEB